Link para página

O concelho de Vila Velha de Ródão situa-se na região Centro do país, a sul do distrito de Castelo Branco, entre o rio Tejo e o seu afluente Ocreza, e tem uma extensão aproximada de 330 km2. Encontra-se inserido na NUT III, na Sub-Região da Beira Baixa, que é composta pelos concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Penamacor, Proença-a-Nova e Vila Velha de Ródão.

Com Vila Velha de Ródão confinam os municípios de Castelo Branco, Proença-a-Nova, Mação, Cedillo (Espanha) e Nisa. Constituem os seus acessos principais a A23, o IP2, o IC8 e a linha férrea da Beira Baixa.

A localidade de Vila Velha de Ródão é a sede de um município constituído por 42 localidades e subdividido em quatro freguesias: Fratel, Perais, Sarnadas de Ródão e Vila Velha de Ródão

Segundo o indicador da população residente do portal PORDATA, em 2018, o concelho tinha 3167 habitantes, o que representa uma densidade populacional de 9,7 habitantes/km2.

Trata-se de um território onde o envelhecimento populacional é uma realidade e, por isso, nos últimos anos o executivo municipal tem procurado assegurar a qualidade de vida e o apoio à população mais envelhecida.  Ao mesmo tempo têm sido adotadas diversas estratégias e medidas com vista à fixação da população jovem e de famílias no concelho, tendo-se procurando criar no território condições de excelência nos diversos setores (educação, ação social, cultura, emprego).

Mapa Enq Geografico