Link para página

A Biblioteca Municipal José Baptista Martins (BMJBM) criou, em fevereiro de 2020, um novo espaço de ligação das pessoas a si próprias, às outras e à cultura portuguesa. A iniciativa chama-se Coincidir e propõe que aconteçam, mensalmente, conversas em torno da filosofia de vida e dos textos do filósofo e professor Agostinho da Silva.

Fiéis à prática do professor Agostinho da Silva de abertura a todos, não há inscrições para participar nas conversas. A BMJBM organiza o espaço, define uma data e um horário e escolhe um texto como ponto de partida (esse texto também pode ser escolhido por qualquer um dos participantes). Estas sessões integram-se no projeto Irmânia, criado pelo professor Paulo Borges (que conheceu pessoalmente Agostinho da Silva e com ele conviveu durante 12 anos), para divulgar o pensamento do renomeado filósofo português falecido em 1994. Na primeira sessão, a BMJBM teve o enorme gosto de receber o professor Paulo Borges, na qualidade de membro da direção da Associação Agostinho da Silva, que trouxe a todos os presentes a possibilidade de refletir, em conjunto, sobre «a vida conversável», um conceito muito valorizado por Agostinho da Silva.

O projeto Coincidir conta com a participação de todos os funcionários municipais que nele queiram participar, dado que a autarquia entende que a formação pessoal é uma dimensão muito importante no desenvolvimento das organizações e dos territórios onde se inscrevem.

Coincidir 1
Coincidir 2
Coincidir 3
Coincidir 4