Link para página


Imagem Ponto de Interesse - PR3

PR3 - Caminho do Xisto da Foz do Cobrão

 Localização

(INTERDITO TEMPORARIAMENTE)

Distância - 11,3Km 
Duração - 3h 45min 
Tipo de percurso - circular 
Desnível acumulado - 541 m subida 
Altitude - máx (430m) /min (134m) 

"CAMINHO DO XISTO DE FOZ DO COBRÃO" (Voo do Grifo)

Faça aqui o Download da Brochura (PR3VVR) (573 Kb)

Sentido aconselhado: contrário ao dos ponteiros do relógio.

O Caminho do Xisto da Foz do Cobrão é um percurso circular com uma distância de 11.300 km podendo ser percorrido em ambos os sentidos.

O percurso tem o seu início junto à Igreja da Foz do Cobrão, local onde os pedestrianistas poderão estacionar viaturas, ter acesso a sanitários e ao restaurante na aldeia, junto a um miradouro sobre o rio Ocreza.

A primeira parte do percurso segue junto ás margens do Rio Ocreza num caminho de pé posto junto a grandes penhascos quarteziticos onde muitas vezes pudemos observar o voo dos Grifos ou as Lontras a nadar nas águas do rio.

Mais à frente encontramos as Portas do Vale Mourão, geosítio classificado no Geoparque Naturtejo e local de uma beleza de cortar a respiração.

É com os olhos nesta paisagem deslumbrante que passamos
junto da povoação de Chão das Cervas e subimos até ao ponto mais alto do percurso onde avistamos a povoação de Vale do Cobrão.

Seguimos então junto á Ribeira do Cobrão que nos vai levar novamente ao Rio Ocreza, passando novamente por grandes penhascos quarteziticos e pela pequena piscina fluvial da Ribeira do Cobrão.

Caminhando por entre Oliveiras e terrenos de cultivo chegamos novamente à Foz do Cobrão onde encontramos os moinhos que
outrora serviam os habitantes nas margens do rio. Daqui até ao final do percurso seguimos novamente junto às margens do Ocreza passando na Praia Fluvial da Foz do Cobrão.

Sem dúvida um percurso de grande beleza em que a necessidade de vencer alguns desníveis é compensada com uma paisagem deslumbrante.