Link para página


Imagem Ponto de Interesse - Grupo de Amigos da Foz do Cobrão

Grupo de Amigos da Foz do Cobrão

Foz do Cobrão
6030-155   Vila Velha de Ródão
   (+351) 272 543 149
    gafozdocobrao@sapo.pt

O GAFOZ - Grupo de Amigos da Foz do Cobrão, situa-se na Aldeia Foz do Cobrão, em Vila Velha de Ródão, distrito de Castelo Branco. 

É um IPSS - Instituição Particular de Solidariedade Social e tem estabelecidos protocolos com o Instituto da Segurança Social e com a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão. 

Fundado a 1966 em Lisboa, o GAFOZ teve como primeiro presidente e sócio número um o Sr. Francisco Cargaleiro. Seguiu-se como presidente o Sr. Otávio Catarino, que presidiu durante anos. Houve ainda um período em que presidiu o Sr. Carlos Barateiro. 

Durante estes 54 anos de existência, tivemos vários momentos lúdicos, com exposições diversas, visitas culturais com a presença dos utentes, momentos musicais e convívios. Na nossa Aldeia, o linho esteve presente durante anos, em que os teares fizeram parte da nossa tradição. Contamos atualmente com um museu do Linho e Tecelagem. Existem ainda pela aldeia pisões e moinhos, atualmente inativos. No forno do povo, localizado no centro da aldeia, ainda se fazem pratos tradicionais como a tigelada, broas e biscoitos, bem como cabrito assado e outras iguarias. 

Recentemente, com o intuito de melhorar os serviços prestados, a sede da Associação sofreu obras de remodelação, estando completamente adaptada a todas as necessidades com que nos deparamos no dia-a-dia. 

Atualmente contamos com a presidente Celina Mateus, a primeira mulher a presidir à nossa Associação. atualmente com cerca de 600 associados e amigos da nossa aldeia.

 

 Missão e Valores

Tendo como princípios e valores fundamentais na sua ação a defesa da integridade, solidariedade e respeito da pessoa humana, o GAFOZ disponibiliza serviços de apoio social de forma sustentada, afirmando-se como parte ativa na dinamização numa rede de parceiros locais que, em sintonia, antecipem necessidades e expectativas, consolidando o dever moral de solidariedade e de justiça entre os indivíduos. 

A sua atividade na área da intervenção social tem vindo a ser desenvolvida, contando atualmente com um leque de respostas sociais e culturais, nomeadamente Centro de Dia e Apoio Domiciliário. Visa contribuir para a promoção e integração da população quer da Foz do Cobrão bem como de localidades circundantes. Pretende ainda criar condições para a integração social dos utentes e associados , promover atividades de restauração e cafetaria, entre outros. 

 

Centro de Dia 

  •  Caracterização

O Centro de Dia é uma Resposta Social, em instalações adequadas, que contribui para a manutenção das pessoas idosas no seu meio sociofamiliar pela prestação de serviços que colmatam necessidades básicas pessoais, terapêuticas e socioculturais, visando a promoção da autonomia e prevenindo situações de dependência ou o seu agravamento. Promove ainda a valorização pessoal, pela partilha de experiências pessoais e conhecimentos e pela realização de atividades lúdicas.

O Centro de Dia, situado privilegiadamente no centro da aldeia Foz do Cobrão, funciona em regime aberto, permitindo aos clientes que circulem livremente dentro e fora das instalações, mantendo, assim, hábitos e rotinas de utilização dos serviços da comunidade.

  • Serviços Prestados

Fornecimento de Refeições: O Centro de Dia assegura, através do fornecimento do almoço e jantar, uma alimentação equilibrada e saudável, de acordo com o essencial à satisfação das necessidades individuais do cliente;

Higiene Pessoal e Conforto: É prestado um apoio nos cuidados de higiene pessoal e conforto nas instalações do Centro de Dia;

Outros: O Centro de Dia, presta ainda outros serviços, dentro da sua natureza de funcionamento;

Atividades de Promoção da Saúde:  Numa perspetiva de envelhecimento ativo, o Centro de Dia promove rotinas e hábitos de vida saudáveis, com vista ao bem-estar bio-psico-social dos seus clientes, a partir da dinamização de atividades de caracter lúdico-social, físico-motor e de estimulação cognitiva, contando sempre que possível, com parceiros estratégicos para esta realização.

 

Apoio Domiciliário

  • Caracterização

O Serviço de Apoio Domiciliário é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio, a indivíduo e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.

O Serviço de Apoio Domiciliário funciona ininterruptamente, de 2ª feira a Domingo, das 9H às 19H.

  • Serviços Prestados 

Fornecimento de Refeições: O Serviço de Apoio Domiciliário assegura uma alimentação equilibrada e saudável, de acordo com o essencial à satisfação das necessidades individuais do cliente, fornecendo o almoço e o jantar;

Higiene Pessoal: São prestados os cuidados de higiene pessoal e conforto, de acordo com as necessidades, hábitos e expectativas do cliente;

Higiene Habitacional: O Serviço de Apoio Domiciliário faz a manutenção de arrumos e pequenas limpezas no domicílio;

Animação/Socialização: O Serviço de Apoio Domiciliário realiza atividades culturais, de animação e lazer em épocas festivas;

Outros: O Serviço de Apoio Domiciliário, pode prestar ainda outros serviços, dentro da sua natureza de funcionamento, de acordo com as necessidades.