Link para página


Imagem Ponto de Interesse - Nucleofratel

Núcleo Museológico Historia de uma Comunidade Rural - Fratel

Edifício da antiga Escola Primária - Rua da Escola
6030-012 Fratel - Vila Velha de Ródão

   +351 272 566 187 (Junta de Freguesia de Fratel)

O Núcleo Museológico História de uma Comunidade localiza-se na freguesia de Fratel, no edifício da antiga Escola Primária, local onde podemos ficar a saber mais sobre a história desta freguesia rural do concelho de Vila Velha de Ródão. Trata-se de um espaço onde se apresenta a história de uma comunidade rural, situada na bacia do rio Ocreza e na margem direita do Tejo, distribuída por quinze povoações - Fratel, Gardete, Silveira, Riscada, Juncal, Vermum, Carepa, Peroledo, Vilar do Boi, Vale da Bezerra, Montinho, Marmelal, Vale da Figueira, Ladeira e Perdigão -, que possuem um património cultural com testemunhos muito variados, desde a pré-história até à atualidade.

As marcas da ação humana na freguesia do Fratel são muito diversificadas e vão desde a arte rupestre, às mamoas, aos transportes - fluviais, ferroviários e terrestres - e aproveitamento hidroelétrico, sem esquecer a produção de azeite e mel ou a criação de gado.

A ocupação humana nas terras da freguesia data do período da pré-história, como documentam muitos testemunhos espalhados pelo território, como as gravuras de arte rupestre, no rio Tejo, ou as antas. No Fratel situa-se um dos principais núcleos de arte do Tejo, com cerca de três centenas de rochas historiadas na margem direita. A atividade agrícola foi sempre a ocupação central desta comunidade, onde a cultura do linho e a produção de azeite desempenham um papel de destaque.

No Núcleo Museológico História de uma Comunidade o visitante ficará a conhecer melhor as vivências desta freguesia rural, sendo dado um especial destaque às principais atividades económicas, profissões e costumes dos seus habitantes. 

Características

Informações e visitas guiadas, com marcação prévia;
Estacionamento gratuito;
Entrada gratuita.