Link para página


Imagem Ponto de Interesse - PR5

PR5 - Caminho da Telhada

 Localização

Faça aqui o Download da Brochura (PR5VVR) (1035 Kb)

 Este percurso é parte integrante da rede de percursos do Concelho de Vila velha de Ródão, designada por "Terras de Oiro".

Localização: Perais, concelho de Vila Velha de Ródão
Coordenadas: 39º 39' 59.331'' N, 7º 34' 33.257'' W
CMP, folhas: 303 e 314
Tipo de Percurso: Percurso Circular
Distância: 6 km
Cota máxima: 185 m
Cota mínima: 90 m
Duração: 2 h
Dificuldade: III algo difícil [IV - difícil na Barreira da Barca]
Época aconselhada: outubro a junho

O PR 5 “Caminho da Telhada” é um percurso circular, com cerca de 6 Km, situado na localidade de Perais, freguesia do Concelho de Vila Velha de Ródão, assente numa plataforma plana, que corresponde ao terraço fluvial mais antigo do rio Tejo, formado há cerca de 1 milhão de anos.

O Caminho da Telhada propõe a utilização de caminhos rurais e em especial do troço de uma importante e ancestral via que atravessava o rio Tejo e ligava a Barreira da Barca, Perais. à Lomba da Barca, no concelho de Nisa. Na margem direita este caminho subia a íngreme Barreira da Barca até ao planalto do Canto do Ferreiro, passaria pela Eira dos Ratinhas onde, segundo a tradição oral, os ranchos de homens e mulheres que se dirigiam para as ceifas no Alentejo se reuniam antes de passar o rio Teia.

A antiga via ligavaeste ponto do Teia a Castelo Branco e passava nos lugares de Cebolais, Vale de Pousadas, Vidigueira e Castelinhos (povoado da idade do ferro, romanizado).

Património:
Núcleo Museológico
O Contrabando em Perais
272 989 275