Link para página

Serviços de Ação Social

Os Serviços de Ação Social foram criados com o intuito de servir a população em geral, com especial atenção para indivíduos e agregados familiares em situação de risco ou exclusão social, desenvolvendo o seu trabalho com o objetivo de dar uma resposta eficaz a todos os munícipes que apresentem problemas sociais.

Do desenvolvimento de diagnósticos, às intervenções na área social, como forma de resolver/minorar problemas sociais, a sua principal finalidade é contribuir para a integração social do indivíduo, família e comunidade, estimulando a sua participação ativa e privilegiando o trabalho em rede com todos os parceiros locais e regionais.

O trabalho dinamizado pelos Serviços de Ação Social, centra-se na prestação de todo o tipo de apoios necessários aos munícipes, contribuindo desta forma para a reversão da situação de vulnerabilidade social e/ou económica, promovendo a mudança e tendo como fim a melhoria da qualidade de vida das famílias/pessoas que a eles recorrem.

Para tal, procede-se à avaliação dos agregados familiares, o que permite efetuar o diagnóstico da situação e realizar, posteriormente, as diligências necessárias no sentido dos encaminhamentos/prestação do apoio necessário. A intervenção dos Serviços de Ação Social pauta-se pelo respeito pelo individuo trabalhando não “para” mas “com” a pessoa, e visando perceber e engrandecer as suas potencialidades através da superação das fragilidades.

 

Contacto:
Edifício da Biblioteca Municipal
Rua Santana
6030 - 230 Vila Velha de Ródão
Telefone: 272 540 300
Email: acc_social@cm-vvrodao.pt