Link para página

Trata-se de um projeto colaborativo, desde logo estimulante pela metodologia de trabalho de criação em grupo, que visa a instalação de uma Escape Room na Biblioteca Municipal (numa fase posterior). Nesta primeira fase de trabalho, pensa-se em conjunto, sob orientação da mediadora de leitura Andreia Brites, sobre os enigmas que se poderiam colocar a quem quiser, no futuro, utilizar a Escape Room.

A discussão coletiva em torno da temática da Escape Room e dos desafios a imaginar obrigam os participantes a recorrer ao imaginário criado por filmes, livros e outros objetos artísticos, mas também estimulam a utilização, num contexto lúdico, das aprendizagens curriculares, já feitas, em todas as áreas do conhecimento.

Escape Room 1
Escape Room 2
Escape Room 3
Escape Room 4

Participam na iniciativa 10 jovens, de idades entre os 13 e os 15 anos, com o apoio de jovens estudantes do ensino secundário e superior de Vila Velha de Ródão (em número variável).

Este projeto colaborativo culmina as vivências e aprendizagens enriquecedoras do Clube de Leitores Adolescentes, que funcionou na BMJBM , ao longo de quase cinco anos, dinamizado igualmente por Andreia Brites.

O projeto colaborativo Escape Room: Arquitetos de Enigmas integra a iniciativa DIAS DE SABER, que tem vindo a ser desenvolvida pela Biblioteca Municipal José Baptista Martins no âmbito do projeto PIICIE, cofinanciado pelo Centro2020, Portugal2020 e União Europeia, através do FSE, Fundo Social Europeu.