Link para página

A recolha de resíduos sólidos urbanos é realizada pela Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão. O tratamento e o destino final dos resíduos são da responsabilidade da Valnor- Valorização e Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Norte Alentejano, S.A.

Em regra, os percursos são efetuados diariamente e outros mais espaçadamente. Estes podem sofrer alterações consoante as necessidades e a época do ano.

A separação do lixo é muito importante nos dias de hoje, pois esta reduz a quantidade de resíduos depositados nos aterros sanitários. Se a reciclagem for eficiente, só serão depositados os resíduos que não podem ser valorizados, reduzindo a construção de mais aterros.

 

Regulamento de Serviços

Regulamento Municipal sobre os Resíduos Sólidos Urbanos e de Higiene e Limpeza Pública (32Kb)

 

Resíduos Sólidos e Urbanos
Total de Resíduos 2019 - Concelho de Vila Velha De Ródão - (pdf) 111 Kb
Total de Resíduos 2018 - Concelho de Vila Velha de Ródão - (pdf) 465 Kb
Total de Resíduos 2017 - Concelho de Vila Velha de Ródão - (pdf) 465 Kb
Total de Resíduos 2016 - Concelho de Vila Velha de Ródão - (pdf) 256 Kb

 

Escala de Recolha de Resíduos

Escala de Recolha de Resíduos - Concelho de Vila Velha de Ródão (74Kb)

 

Mapa de Localização de Ecopontos

Consulte aqui o Mapa de Localização da Rede de Ecopontos do Município de Vila Velha de Ródão:

 

 

Rede de Recolha de Óleos Alimentares Usados

Recolha de oleo alimentar usado 1
Recolha de oleo alimentar usado 2
Recolha de oleo alimentar usado 3

O Município de Vila Velha de Ródão disponibiliza uma rede municipal de recolha de óleos alimentares usados com 12 pontos de recolha, os oleões.

Os óleos alimentares usados apresentam um nível elevado de contaminação dos recursos hídricos, pelo que é fundamental a separação e encaminhamento deste resíduo. Assim, estamos perante o aproveitamento de matéria-prima para o desenvolvimento de biodiesel (1000 litros de óleo usado permitem produzir entre 920 a 980 litros de biodiesel) e ainda em sabão, velas, óleo, verniz, tintas, entre outros.

Após a utilização do óleo, deve deitar o mesmo frio numa garrafa de plástico (por exemplo garrafa usada de refrigerante ou do próprio óleo) com a ajuda de um funil e quando estiver cheia deve colocá-la num oleão. Fazendo recurso à leitura do código QR que está no contentor, o munícipe pode ter o registo individual da quantidade que deposita.

A rede municipal de recolha de óleos alimentares usados resulta de um protocolo entre a Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão e a consórcio Hardlevel – Prio.

Consulte aqui o Mapa de Localização da Rede de Recolha de Óleos Alimentares Usados do Município de Vila Velha de Ródão: