Link para página

A Academia Sénior de Vila Velha de Ródão encerrou o ano letivo 2020/21 no dia 30 de junho, traçando um balanço positivo deste ano atípico e desafiante para alunos e professores, que obrigou ao recurso ao ensino à distância e a uma adaptação constante às condições ditadas pela pandemia.

Apesar das dificuldades, neste que é o sexto ano letivo do projeto, atualmente gerido pelo Centro Municipal de Cultura e Desenvolvimento (CMCD), em estreita parceria com o Município de Vila Velha de Ródão, a Academia Sénior não deixou de estar presente na vida dos seus alunos, tendo iniciado, em novembro de 2020, uma atividade de entrega e recolha porta-a-porta dos trabalhos feitos em casa.  Entre eles, destaca-se uma manta gigante feita pelos alunos e que será exposta na sede da Academia.

Durante o período de confinamento, o contacto com os alunos não foi descurado, tendo-se mantido através do telefone, e-mail e até mesmo de vídeo chamada. Já na semana que antecedeu o Natal, os alunos receberam uma lembrança da Academia Sénior/CMCD, com uma mensagem e votos de Feliz Natal.

Em maio, com a entrada em vigor do desconfinamento decidido pelo Governo e com base nas indicações da RUTIS - Rede das Universidades Seniores, foi permitido o regresso às aulas presenciais, com turmas reduzidas e dentro das normas da DGS, verificando-se uma adesão de cerca de um terço dos alunos. A oferta letiva incluiu então Artes Manuais, Atividade Física ao ar livre, Cidadania, Costura, Informática On-line (via zoom), Leitura, Psicologia Positiva, Saúde em Movimento e Tecelagem.

No mês de junho, as aulas de Atividade Física ao Ar livre passaram a ser descentralizadas e realizaram-se em várias aldeias do concelho, o que permitiu a participação de um maior número de alunos.

 

Academia Senior 1
Academia Senior 2
Academia Senior 3